top of page

DAVID FONSECA LANÇA “FEEL LIKE HOME” COM A COLABORAÇÃO DE ANA SOFIA MARTINS


“You Feel Like Home”é um tema escrito por David Fonseca no período de quarentena que atravessamos. Gravada e produzida em casa, a canção é cantada a meias com uma estreante nestas lides,Ana Sofia Martins. O vídeo, feito no chão da casa com a ajuda de um jogo de tabuleiro de forma original, ajuda a contar a história da canção e dos seus intervenientes.


David Fonseca: “Comecei a compôr canções muito novo como uma forma de exteriorizar o meu mundo interior. Na adolescência era tímido por natureza e passava dias entregue a mim mesmo numa reclusão voluntária própria das atribulações da idade. Nessa altura, aprendi uma das coisas mais importantes de todas: depois de muito tédio e demasiada auto-complacência, descobri que a criatividade era uma das respostas mais luminosas a qualquer momento de solidão. Quase todos os momentos mais difíceis da minha vida tiveram na criatividade uma resposta à altura, transformando-os em algo mais positivo, mais fácil de carregar. Comecei por usar a fotografia como meio, mas a música foi sempre o elemento mais presente e que me conduziu ao que sou hoje.

Chegados até aqui e ao momento difícil que todos atravessamos, o meu ímpeto é o mesmo: criar. Fazer algo que transforme os dias, que os aproxime mais do que queremos fazer com eles e não o que estes dias querem fazer de nós. Criar é uma forma de manter viva a nossa autonomia, a nossa liberdade. Dito isto, coloquei todos estas lições em prática e escrevi uma canção que aborda a noção de casa neste momento de isolamento. Gravada totalmente em casa, contei com o talento de quem partilha comigo este momento e que o tornou ainda mais divertido de realizar, a minha mulher Ana Sofia. Misturada e masterizada à distância por dois dos meus músicos (Nuno Simões e Paulo Pereira), a canção acabou por ser alvo de um lyric video a partir de um jogo de tabuleiro, uma tarefa de dias que fez valer a pena a desarrumação generalizada de uma das divisões da casa.

É uma altura para nos acautelarmos, cuidarmos de quem mais precisa. Para quem fica em casa, deixo o desafio de criar algo novo, por mais simples que possa parecer. No final de tudo isto, teremos mais do que uma história para contar.”

Ana Sofia Martins: “Estar em isolamento com alguém como o David, é um desafio constante de tentar acompanhar o ritmo e a criatividade dele. Fazer este dueto foi uma surpresa e uma forma de chegar à vida das pessoas completamente distinta daquilo que estou habituada. A parte do video ajudou-me a entender melhor o estar do lado de cá da câmara, ainda que como assistente. “You feel like home” é a canção que me tirou da minha zona de conforto e alterou a narrativa daquilo que seria esperado do meu 2020. E a parte melhor é que adorei!”


A canção está disponível em todas as plataformas digitais, bastando seguir o seguinte LINK



bottom of page