"LOST AND FOUND - B-SIDES AND RARITIES"


Para o Verão de 2020, e algo inesperadamente, David Fonseca reuniu num álbum intitulado “Lost and Found – B Sides and Rarities” alguns dos temas que, ao longo sua carreira, têm figurado em edições não oficiais (na sua maioria, exclusivas aos membros do seu clube de fãs, o Amazing Cats Club), ou em edições limitadas e raras. O confinamento teve destas coisas, olhar para trás com a perspectiva no futuro, e o resultado não podia deixar de ser surpreendente: uma selecção com 16 temas reveladores da posição ímpar que David Fonseca ocupa na criatividade musical nacional. 


A abrir “Lost and Found – B Sides and Rarities”, um tema inédito, nunca publicado ou até gravado, e que David Fonseca guardou desde 2014, altura em que preparava o repertório de “Futuro Eu”, disco editado no ano seguinte. “Só depois, amanhã” é uma canção em que explana toda a sua linhagem nas vozes grandiosas do classicismo pop, numa abordagem quase marcial a sonoridades acústicas que suportam um texto em que a determinação é palavra-chave, algo que o percurso artístico de David Fonseca comprova.

"Quando escrevi o tema, percebi que era atípico na minha escrita. A mim soava-me quase como um hino religioso, como aqueles que ouvia na igreja dos Marrazes quando era miúdo. E daí a imaginar uma filarmónica a tocá-lo foi um passo. Pedi ao Filipe Melo para fazer um arranjo para a filarmónica e chegaram mesmo a ensaiar a canção. Mas o tempo apertou e a certa altura percebi que não seria possível incluir esta gravação no disco ("Futuro Eu"), pelo que tivemos que abandonar a ideia. Quando reuni as canções para esta colectânea de raridades, resolvi gravá-la no meu estúdio, sempre com a filarmónica no coração e com o intuito inicial presente. Ao conceber o vídeo para a canção, era inevitável a imagem da filarmónica, e por isso resolvi convidar alguns dos seus elementos para estar à frente da câmara nesta sequência de imagens. E ainda espero que um dia possamos tocar todos juntos esta canção."


“Sempre que abro as gavetas, fico algo estupefacto com o universo que mora por lá. As canções que dormem nelas são reveladoras de outras histórias da minha vida, as que ficaram por falar, as que nunca viram a luz do dia. Dizem-me que têm abordagens mais alternativas, embora eu nunca percebesse muito bem o que isso quer dizer. Desde o início, a ideia da canção é o único ponto em comum para a minha escrita, sendo tudo possível dentro desta definição. Mais para um lado ou mais para o outro, mais longe ou mais perto, a certo momento da minha vida todas elas tentaram ser apenas uma coisa: uma canção.

 

Ao juntar todas estas canções espalhadas por gavetas ao longo da minha carreira, sinto que há uma intenção única que as une e que falam de coisas que nem sempre estão a descoberto na minha discografia. Talvez algumas delas sejam mais experimentais. Outras serão mais escuras, outras mais inesperadas. Sinto que estes temas fazem parte daquela parede para onde atirei o barro e ele colou de forma estranha e pouco habitual. E curioso como sou, persegui a sua forma e acabei com estas 16 canções nunca antes reunidas em disco. É uma porta diferente para o meu universo musical, a dar para um salão de artefactos e peças raras que andaram perdidas durante muito tempo. Agora que as encontrei, convido-vos a entrar. Sejam bem-vindos!”


OUVE "LOST AND FOUND - B SIDES AND RARITIES" AQUI.


Alinhamento "Lost and Found - B Sides and Rarities":


1. Só Depois, Amanhã (gravação inédita)

2. Ballroom Theme (tema extra de “Seasons: Rising | Falling”, 2012) 

3. On Your Own Again (tema publicado originalmente na edição exclusiva para o Amazing Cats Club “Christmas 2013”)

4. Nothing Wrong (tema extra de “Seasons: Rising | Falling”, 2012)

5. É-me Igual (tema publicado originalmente como lado B do single em vinil de “Chama-me que eu vou”, 2015) 

6. Senso (tema publicado originalmente como lado B do single em vinil de “Hoje eu não sou”, 2015) 

7. The First Day (tema extra de “Seasons: Rising | Falling”, 2012) 

8. Come Home II (tema publicado originalmente na edição exclusiva para o Amazing Cats Club “Christmas 2009”) 

9. Sem Aviso (tema publicado originalmente como lado B do single em vinil de “Futuro Eu”, 2015) 

10. Meet You in the Middle (tema extra de “Seasons: Rising | Falling”, 2012) 

11. Most People (tema publicado originalmente na edição exclusiva para o Amazing Cats Club “Christmas 2012”) 

12. Broken (we’ll fade into it all) (tema publicado originalmente na edição exclusiva para o Amazing Cats Club “Christmas 2010”) 

13. Don’t Want You To Stop (tema publicado originalmente na edição exclusiva para o Amazing Cats Club “Christmas 2012”) 

14. Tu e Mais Ninguém (tema publicado originalmente na edição exclusiva para o Amazing Cats Club “Christmas 2015”) 

15. When I Fall (tema publicado originalmente na edição exclusiva para o Amazing Cats Club “Christmas 2012”) 

16. When U Hit The Floor (tema publicado originalmente na edição exclusiva FNAC de “Our Hearts WIll Beat As One”, 2005)

email logo.png

Questions? Ask me.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • black-spotify-logo-png-clip-art
  • iTunes

A lot of stuff, click and see.

logo vachier 336 kb copy.png

Management and Booking

Termos e Condições © 2020 David Fonseca