Em 1995, David Fonseca formou a banda Silence 4 com Tozé Pedrosa (bateria), Sofia Lisboa (voz) e Rui Costa (guitarra e baixo). Começaram a ensaiar em Leiria, a sua cidade natal, e durante alguns anos aperfeiçoaram o seu som de raiz acústica com canções pop cantadas em inglês. Em 1998 conseguiram o seu primeiro contrato discográfico com a Universal e tornaram-se um dos maiores fenómenos musicais de sempre. "Silence Becomes It" é o disco de estreia mais vendido de sempre em Portugal, com 240.000 unidades vendidas. Em 2000 editaram "Only Pain Is Real", um disco gravado nos Ridge Farm Studios em Londres e sob a batuta do produtor Mário Barreiros (que com eles gravou a estreia), e que os conduziu a uma digressão intensa por todo o mundo. A banda viria a entrar num hiato em 2001 e tudo indicava o seu fim. Em 2014, reuniram-se de novo para 5 concertos depois da vocalista Sofia Lisboa ter sobrevivido a uma leucemia. Foram concertos muito especiais,tendo a noite no Altice Arena sido gravada para a posteridade no CD/DVD "Songbook Live 2014".

Videos

DISCOGRAFIA

SILENCE BECOMES IT (1998)

ONLY PAIN IS REAL (2000)

O primeiro disco dos Silence 4 teve um sucesso transversal totalmente inesperado. Produzido por Mário Barreiros no Estúdio Kasbah no Porto e com a colaboração de Sérgio Godinho no tema "Sextos Sentidos", é um dos discos mais vendidos de sempre da música portuguesa. Com um som predominantemente acústico e cantado em inglês, o universo melancólico da banda marcou uma geração, tornando-se um clássico presente até hoje no imaginário português. Singles: "A Little Respect", "Borrow", "My Friends", "Dying Young", "Angel Song"

listen-on-apple-music-badge copy.gif

O segundo disco dos Silence 4, gravado nos Ridge Farm Studios em Londres, é um disco que arriscou em novas sonoridades, mesmo mantendo a sua raiz acústica. A participação da orquestra de Gavin Wright (que tinha gravado com os The Verve) e a inclusão de novos instrumentos nunca antes explorados pela banda acaba por resultar num forte disco de canções melancólicas e abordagens mais duras, como é o caso do tema título. Singles: "To Give", "Ony Pain Is Real"

listen-on-apple-music-badge copy.gif

AO VIVO NO COLISEU DOS RECREIOS (2004)

4 anos depois de duas noites esgotadas no Coliseu dos Recreios de Lisboa, sai o registo em CD e DVD de uma das noites. Com a banda ao centro do Coliseu, foi uma das últimas oportunidades de ver a banda ao vivo antes do hiato. 

SONGBOOK (2014)

listen-on-apple-music-badge copy.gif

SONGBOOK LIVE (2014)

A reunião dos Silence 4 em 2014 deu-se em 5 grandes concertos em Lisboa, Guimarães, São Miguel, Funchal e Leiria. O concerto de Lisboa foi gravado para a posteridade e está neste CD/DVD que representa a última reunião da banda.

listen-on-apple-music-badge copy.gif

Associando-se à reunião dos Silence 4, a Universal editou a discografia integral da banda de Leiria numa caixa especial o título de "Songbook 2014". Um pack especial que inclui não só os dois álbuns de estúdio – “Silence Becomes It” e “Only Pain Is Real” - como reúne demos, remixes e live takes gravados entre 1996 e 2000 e, ainda, temas nunca antes publicados como a versão de “Letter to Memphis”, um original dos Pixies. Inclui ainda as filmagens da actuação no Coliseu dos Recreios em 2000, e, pela primeira vez em DVD, o célebre concerto realizado a 18 de Dezembro de 1998 no Pavilhão Atlântico. A edição é acompanhada por um booklet de 60 páginas com imagens inéditas da banda.

email logo.png

Questions? Ask me.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • black-spotify-logo-png-clip-art
  • iTunes

A lot of stuff, click and see.

logo vachier 336 kb copy.png

Management and Booking

Termos e Condições © 2020 David Fonseca