David Fonseca
FC2023
Canções a tocar:
“Wonderful Life” - BLACK
“There She Goes” - THE LA’S
“Enola Gay” - OMD
“Relax” - FRANKIE GOES TO HOLLYWOOD
“You Spin Me Round” - DEAD OR ALIVE
A ideia da performance para o Festival da Canção 2023 é a da homenagear várias bandas de Liverpool. para tal, propomos que se recrie o ambiente singular dos videoclips de época recorrendo a diversas técnicas de filmagem e tratamento de cor. As canções irão ser tocadas todas de seguida, mas irá ser feito um espaço musical entre elas onde poderíamos ver as mudanças de cenário, marcação de posições em "imagem real". No final destas "intros", aparece alguém com uma claquete e, ao batê-la, a imagem transforma-se no ambiente de cada vídeo.
Figuração:
3 elementos de banda
8 bailarinos
4 técnicos a trocar os elementos de cada vídeo
Desenho de David e os espelhos distorcidos.
"Wonderful Life" - Black
Elemento da equipa bate claquete e começamos a preto e branco. Nuvens a passar no fundo a ocupar toda a imagem. Os 3 músicos estão no cenário, mas ninguém toca nos instrumentos. Olham no horizonte com imagens que se movem atrás deles. Imagens ligeiramente tombadas e sempre em movimento lento. Roupa preta para todos.
"There She Goes" - The La's
Entram paredes de tijolos da Liverpool industrial por detrás dos músicos enquanto tiram a roupa preta, ficando com outra mais colorida que tinham por baixo. Técnicos trazem instrumentos (baixo e guitarra, a bateria sempre esteve lá, mas nunca tinha sido filmada. Técnico bate claquete, a cor muda para a cor do vídeo original. Leds com imagens de uma cidade em silhueta ao fim do dia.
"Enola Gay" - OMD
Sai a parede de tijolos, entram técnicos com 4 quadrados verdes que colocam atrás dos músicos. Entram teclados e bateria electrónica. Bate-se a claquete e accionam-se as cores e o green screen com nuvens. Efeitos de vídeo anos 80 nos músicos.
"Relax" - Frankie Goes To Hollywood
Saem os fundos verdes, entra um canto em "espelho" distorcido. David senta-se no canto. Entram 8 bailarinos e colocam tapetes coloridos no chão e começam a aquecer o corpo. Entra bola de espelhos em cima e ambiente de discoteca. Bate-se a claquete e começa o tema. A coreografia seria toda na horizontal. Quando a câmara filma David, vê-se o estúdio e as câmaras através do espelho.
"You Spin Me Round (Like a Record)" - Dead or Alive
Bola de espelhos desce até ficar ao lado de David. Parede de espelhos sai. 3 Bailarinos colocam-se atrás de David ao centro para dança das mãos. Restantes bailarinos com bandeiras brilhantes. Bate-se a claquete. Quando chega ao refrão, 8 bailarinos rodeiam David e câmara anda à volta deles até ao fim. Imagem final com plano geral de todos os elementos que fizeram parte da sequência.